• Portal da Polícia Federal

    www.dpf.gov.br

  • Endereços de Consulados Estrangeiros no Brasil

    Consulte através do site www.itamaraty.gov.br

  • Atendimento Emergencial

    Segunda a sexta: atendimento das 19:00 as 08:00

    Sábado, domingo e feriado: atendimento 24 horas

    Disponível para viagens até as 00:00 do dia útil seguinte a solicitação.

    Telefone: +55 11 2168-2043

  • Vistos

    Vários países pedem visto (autorização concedida pelo consulado do país) para os turistas. Para saber quais países exigem o documento, entre em contato com a Embaixada do país em questão. No portal do Itamaraty, você pode consultar os endereços:

    http://www.itamaraty.gov.br/servicos-do-itamaraty/enderecos-de-consulados-estrangeiros-no-brasil

     

     

     

  • Seguro Viagem

    Existem dois tipos de seguro: o que varia pelo tempo de duração da viagem, ou o que assegura um plano anual. Para viajar aos países participantes do Tratrado de Schengen (convenção entre nações européias que estabelece política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas), os brasileiros são obrigados a contratar um seguro viagem.

  • Vacinação

    Dependendo do destino na viagem, é preciso vacinar-se antes de viajar. As vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DT (difteria e tétano) e hepatite B são indicadas para qualquer destino. Para regiões endêmicas também vale tomar a vacina da poliomelite, influenza, e meningite meningocócica.

    Se você tiver dúvida, acesse: http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/anvisa/cidadao.

     

  • Como levar dinheiro

    Para as pequenas despesas é melhor utilizar dinheiro vivo (espécie). Para outros gastos, é aconselhável usar cartões pré-pagos ou de crédito.

  • Bagagem

    Cada passageiro pode despachar 23 kg em aeronaves com mais de 31 assentos para vôos domésticos. Caso o peso seja superior, o transporte da bagagem dependerá de cada companhia aérea.

    Em viagens internacionais que partem do Brasil, o máximo permitido são duas malas por pessoa com o peso máximo de:

    - 32 kg cada para os Estados Unidos;

    - 23 kg cada para a Europa;

    - 20 kg cada para a América do Sul.

    Com relação a bagagem de mão, consulte a empresa aérea sobre o sistema adotado no país de destino. Em vôos nacionais, o limite de peso da bagagem de mão é de 5 kg. É importante averiguar as regras de bagagem de cada cia. aérea, pois podem haver variações durante um mesmo roteiro.

  • Direitos

    Confirme a reserva e marque o número do assento do seu vôo com antecedência. Caso o vôo esteja lotado, a empresa deve oferecer ao passageiro opções de reacomodação ou reembolso, além de assistência material. Em caso de cancelamento do vôo, a companhia deve arcar com a multa rescisória.

  • Alimentação
    Ao fazer refeições fora, atente-se para: a qualidade da água servida (prefira a mineral); O modo de preparo dos alimentos (evite comer alimentos crus ou mal passados); Não acitar embalagens mal lacradas; Verificar o frescor de peixes e frutos do mar; Verificar a aparência de frutas e legumes.
  • Passaporte
    É indispensável ter passaporte caso você deseje viajar para fora do país. Caso você já tenha, verifique a data de validade. A Polícia Federal aconselha a renovação do documento antes da data de vencimento completar seis meses. Para fazer o documento, basta entrar no site: www.dpf.gov.br/servicos/passaporte , preencher o requerimento, pagar a taxa para emissão e agendar data e horário em um posto da Polícia Federal.
  • Alfabeto Fonético
    Para facilitar a linguagem utilizada no turismo entre os diversos agentes espalhados no mundo todo, adotou-se como linguagem oficial o “Inglês”. Devido a dificuldade de compreensão de algumas palavras (nomes e sobrenomes de passageiros), foi criado o Alfabeto Fonético, que obedece a um padrão mundial, conforme descrito a seguir: Letra Pronúncia Letra Pronúncia A - Alfa N - November B - Bravo O - Oscar C - Charlie P - Papa D - Delta Q - Quebec E - Echo (Eco no Brasil) R - Romeu F - Foxtrot (Fox no Brasil) S - Sierra G - Golfe T - Tango H - Hotel U - Uniform (Uniforme no Brasil) I - India V - Victor J - Juliete W - Whisky K - Kilo (Kilometro no Brasil) X - X-Ray (Xadrez no Brasil) L - Lima Y - Yankee M - Mike Z - Zulu
  • Documentação Viagens Nacionais
    Brasileiros - Hóspedes brasileiros, deverão embarcar com um dos seguintes documentos originais: passaporte (válido até o término da viagem), RG (Carteira de Identidade Civil emitida pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados), CREA, CRM, OAB, Carteira de Habilitação, Carteira de Identidade Militar, entre outros documentos de identidade civil válidos em território nacional, desde que o mesmo esteja em bom estado de conservação. Estrangeiros - Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil, deverão embarcar com um dos seguintes documentos originais: passaporte válido (mínimo de 6 meses) ou RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiros). Hóspedes estrangeiros não residentes no Brasil deverão embarcar com passaporte válido (mínimo de 6 meses) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto. Quanto à necessidade de visto, o hóspede deve procurar diretamente o Consulado brasileiro no seu país de origem ou entrar em contato com órgãos do Itamaraty: no RJ (21) 2263.1462/3633 ou em SP (11) 3823.4699 SP. Não será permitido o embarque de hóspedes portando cópia de documentos, mesmo que autenticados.
  • Documentação Viagens Internacionais
    Brasileiros - Hóspedes brasileiros deverão embarcar com o passaporte válido (mínimo de 6 meses). Quanto à necessidade de visto, o hóspede deverá entrar em contato diretamente com os consulados dos países a serem visitados. Nas viagens internacionais, os documentos dos hóspedes serão retidos no embarque para facilitar os trâmites de imigração nos portos. Eles serão devolvidos antes do desembarque. Estrangeiros Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil, deverão embarcar com os seguintes documentos originais: passaporte válido (mínimo de 6 meses) juntamente com o RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiro). Quanto à necessidade de visto, o hóspede deverá entrar em contato diretamente com consulados dos países a serem visitados. - Hóspedes estrangeiros, não residentes no Brasil, deverão embarcar com o passaporte válido (mínimo de 6 meses) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto. Quanto à necessidade de visto, o hóspede deverá entrar em contato diretamente com consulado do país a ser visitado. Nos cruzeiros de travessias transatlânticas, os documentos dos hóspedes serão retidos no embarque para facilitar os trâmites de imigração nos portos. Eles serão devolvidos antes do desembarque. Não será permitido o embarque de hóspedes portando cópia de documentos, mesmo que autenticados. Importante: Os hóspedes deverão apresentar no momento do check-in, o bilhete aéreo de retorno ao seu país de origem
  • Documentação para paises integrantes do Mercosul
    Brasileiros Hóspedes brasileiros, deverão embarcar com um dos seguintes documentos originais: passaporte válido (mínimo de 6 meses) ou RG (Carteira de Identidade Civil emitida pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados). Sugerimos que os documentos tenham menos de 10 anos de validade e estejam em bom estado de conservação. Recomendamos levar ambos os documentos, pois em caso de dúvida quanto a identidade do portador a autoridade fiscalizadora poderá requisitar outro documento (RG ou Passaporte) que permita sanar a dúvida. NÃO será permitido o embarque de hóspedes portando CNH, CREA, CRM, OAB, Carteira de Identidade Militar entre outros documentos mesmo que tenha validade em território nacional. Estrangeiros Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil, deverão embarcar com os seguintes documentos originais: passaporte válido (mínimo de 6 meses) juntamente com o RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiro). Não será permitido o embarque somente com o RNE sem o passaporte. Quanto à necessidade de visto, o hóspede deverá entrar em contato diretamente com o Consulado dos países a serem visitados. - Hóspedes estrangeiros não residentes no Brasil, deverão embarcar com o passaporte válido (mínimo de 6 meses) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto. Quanto à necessidade de visto, o hóspede deverá entrar em contato diretamente com o Consulado dos países a serem visitados. Nos cruzeiros internacionais para países integrantes do Mercosul, os documentos dos hóspedes serão retidos no embarque para facilitar os trâmites de imigração nos portos. Eles serão devolvidos antes do desembarque. Desse modo, recomenda-se o embarque com dois documentos de identidade originais válidos em território estrangeiro, para eventual necessidade de utilização em território estrangeiro, por ocasião das escalas. Não será permitido o embarque de hóspedes portando cópia de documentos, mesmo que autenticados.
  • Free Shop
    No embarque ou desembarque você pode passar no Dufry Brasil e aproveitar os US$ 500.00 (quinhentos dólares) que você tem direito a consumir com produtos importados. O valor máximo de compra por passageiro é US$500.00, utilizados em uma única nota de venda. Limites para a quantidade de produtos por passageiro/passaporte: . 24 garrafas de bebidas alcoólicas, com quantidade máxima de 12 unidades por categoria. (por exemplo: 12 vinhos, 12 whiskies, etc.)* . 20 maços de cigarros de fabricação estrangeira 400 unidades).** . 25 unidades de charutos ou cigarrilhas.** . 250g de fumo preparado para cachimbo.** . 10 produtos de perfumaria e cosméticos). . 3 unidades de relógios, brinquedos, jogos ou instrumentos elétricos ou eletrônicos. * Menores de 18 anos, mesmo acompanhados, não podem comprar bebidas alcoólicas ou artigos de tabacaria. ** Produtos de tabacaria não podem ser reservados pelo site Se você desejar também pode aproveitar a facilidade e a comodidade do serviço de Compra Antecipada , seja na loja de embarque, pela internet ou por telefone, suas compras estarão esperando por você embaladas e prontas.
  • Consulta de voos – infraero
    Clique aqui e consulte voos diretamente do site da Infraero http://www.infraero.gov.br/voos/index.aspx
  • Alfandega
    Embarque Não há cota para o embarque no Brasil; mas as compras realizadas aqui estão incluídas dentro da cota do exterior, de US$500 (quinhentos dólares), e que não considera roupas e objetos de uso pessoal. É o melhor momento para comprar o que vai ser usado na viagem, desde máquinas fotográficas e filmadoras. Mas é importante observar os limites de ingresso de produtos no estrangeiro de acordo com as especificações de cada país. Desembarque Só existe cota para as lojas de desembarque, equivalente a US$500 (quinhentos dólares) por passageiro, e que deve ser utilizada em uma única nota de venda. Existe, porém, limite para a quantidade de produtos idênticos por passageiro: • 24 unidades de bebidas alcoólicas, com quantidade máxima de 12 unidades por tipo de bebida*. • 20 maços de cigarros de fabricação estrangeira 400 unidades)*. • 25 unidades de charutos ou cigarrilhas*. • 250 gramas de fumo preparado para cachimbo*. • 10 unidades de artigos de toucador e cosméticos). • 3 unidades de relógios, brinquedos, jogos ou instrumentos elétricos ou eletrônicos. *Atenção: menores de 18 anos, mesmo acompanhados, não podem comprar bebidas alcoólicas ou artigos de tabacaria.
  • Normas da Receita Federal
    O viajante procedente do exterior que ingressar no país por via aérea estará isento dos impostos relativos a: • Roupas e objetos de uso pessoal em quantidades compatíveis com duração e finalidade de sua viagem; • Livros e periódicos; • Quaisquer objetos, até o limite total de US$ 500 • Outras lembranças: esse limite é individual e intransferível, e o valor da aquisição dos artigos de vestuário e acessórios inclui-se no limite de isenção.
  • Documentação para menores de 18 anos
    Viagens dentro do território brasileiro – Documentos originais: passaporte válido (mínimo de 6 meses), RG ou Certidão de Nascimento original, esse último sendo somente aceito para menores de 12 anos; Menores de 18 anos desacompanhados de ambos os pais ou responsável deverão também apresentar obrigatoriamente autorização por escrito do pai e/ou da mãe com firma reconhecida em cartório por autenticidade. Viagens para países integrantes do Mercosul – Documentos originais: passaporte válido (mínimo de 6 meses) ou RG. Sugerimos que os documentos tenham menos de 10 anos de validade e estejam em bom estado de conservação. NÃO será permitido o embarque de hóspedes (mesmo bebê) portando apenas Certidão de Nascimento. Viagens Internacionais – Documento original: passaporte válido (mínimo de 6 meses). NÃO será permitido o embarque de hóspedes (mesmo bebê) portando apenas Certidão de Nascimento. Além dos documentos acima, menores desacompanhados durante viagens internacionais deverão observar os procedimentos abaixo: - desacompanhados de ambos os pais ou responsável e em companhia de terceiros maiores e capazes: devem apresentar a Autorização de ambos os genitores, com foto da criança e com firma reconhecida em cartório por autenticidade em duas vias; - viajando com apenas um dos genitores: devem apresentar a Autorização do genitor ausente, com foto da criança, com firma reconhecida em cartório por autenticidade em duas vias; - em caso de falecimento de um dos genitores: devem apresentar o Atestado de Óbito original. Nota Importante: - Menores de idade viajando apenas com o novo passaporte (modelo azul), acompanhados ou não dos pais, também deverão apresentar no embarque o RG ou Certidão de Nascimento original. Isso é necessário para comprovar a paternidade, pois o novo passaporte azul não registra a filiação do viajante. - Não será permitido o embarque de hóspedes portando cópia de documentos, mesmo que autenticados. - Não será aceito embarque com boletim de ocorrência em caso de extravio ou roubo de documentos.
  • Cambio / Moeda
    A moeda corrente no Brasil é o Real (R$). Para câmbio: Agências do Banco do Brasil Para consultar as taxas oficiais de câmbio: www.bcb.gov.br
  • Central de informações Turisticas
    CIT - Aeroporto de Cumbica Terminal 1: Área de desembarque do Aeroporto de Guarulhos. Rodovia Hélio Smidt, s/nº. Diariamente, das 6h às 22h. Tel.: (11) 2445-3045 Deatur - Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista Rua Consolação, 247 - Centro - (11) 3257-4475 Outras unidades da Deatur: Aeroporto de Congonhas - (11) 5090-9032 Aeroporto de Guarulhos - (11) 2611-2686
  • Segurança e Emergência
    Procure sempre ter estes números ao alcance: • Corpo de Bombeiros - 193 • Correios (achados e perdidos) 0800 570 0100 • Defesa Civil - 199 • Delegacias especializadas no Atendimento à Mulher - 180 • DETRAN - 154 • Disque - Denúncia - 181 ou 0800-156315 • Informações DDI 0800-777 1515 • Justiça Eleitoral - 148 • Ouvidoria do Município de São Paulo - www.ouvidoria.sp.gov.br • Polícia Civil - 197 • Polícia Militar - 190 • Polícia Rodoviária Federal - 191 • Procon - 151 • Turismo Sustentável e Infância - Disque e Denuncie a exploração sexual de crianças e adolescentes - 100 • Telegrama Fonado - 0800-5700100 • Vigilância Sanitária - 150
  • Ligações Telefônicas
    Cartões telefônicos são vendidos em bares e bancas de jornal. Para ligações para fora de São Paulo, é necessário discar zero + o número da operadora + o código da cidade antes do número do telefone. Para efetuar ligações internacionais, é necessário discar zero + o número da operadora + o código do país + o código da cidade antes do número do telefone. O código DDD da capital do Estado de São Paulo é 11. Para ligar para algumas cidades das imediações de São Paulo, que também têm código 11, é necessário discar o número da operadora antes. Informe-se pelo tel.: 102 sobre os códigos e para busca de telefones. Utilize os sites abaixo para busca de DDD dos municípios paulistas: www.telefonica.com.br www.embratel.com.br
  • Serviço Emergencial - American Express Conta EBTA

    Assistências Emergenciais no Brasil¹
    Assistências válidas para emergências ocorridas no Brasil em viagens de até 90 dias, sempre a mais de 100 km do município de domicílio do Associado.


    Traslado médico/hospitalar
    Em caso de acidente ou doença súbita e aguda do Associado durante a viagem, a Central de Assistência, segundo sua equipe médica, fará a transferência do local da internação até um Centro Hospitalar mais próximo do local da transferência e tecnicamente mais equipado.


    Retorno domiciliar
    Se o Associado, depois de ter recebido tratamento no local, não estiver em condições de retornar à sua residência, a Central de Assistência organizará o retorno deste pelo meio de transporte mais adequado.


    Garantia de viagem de regresso
    Se o Associado estiver obrigado a retardar ou adiar seu regresso programado, a Central de Assistência pagará a diferença da tarifa para que a viagem prossiga fora da data fixada ou de limitação.


    Retorno de familiar
    Se, em caso de acidente, enfermidade ou morte, o Associado for transferido ou retornar ao seu município de residência, a Central de Assistência providenciará a transferência ou repatriamento do familiar ao local onde está o Associado.


    Traslado de corpo
    No óbito do Associado, ocorrido durante a viagem, a Central de Assistência se responsabilizará pelo cumprimento de todas as formalidades legais, bem como arcará com todos os gastos para o retorno do corpo ou das cinzas do falecido até o município de domicílio. Obs.: estão excluídas despesas relativas ao funeral e sepultamento.


    Regresso antecipado por morte de parente de 1o grau
    Garantia de regresso antecipado em caso de morte de parente de 1o grau (pais, filhos irmãos e cônjuges), com passagem aérea - classe econômica - ou rodoviária, mediante a troca da passagem.


    Passagem para profissional substituto
    A Central de Assistência pagará passagem - classe econômica - ou rodoviária, de ida e volta, segundo critérios próprios, para um executivo substituto quando o Associado ficar impossibilitado de exercer suas funções por um período superior a 10 (dez) dias.


    Adiantamento de fundos no caso de roubo
    Caso o Associado seja vitima de roubo, com documento que comprove, a Central de Assistência disponibilizara um adiantamento de US$ 3.000,00


    Assistências Emergenciais no Exterior


    Assistência médica/ Tratado de Schengen.
    Países integrantes do Tratado de Schengen:
    Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Islândia, Itália, Luxemburgo, Portugal, Suécia, Eslovênia, Eslováquia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia e República Checa. Nos países acima listados, em situações de emergência por consequência de acidente, doença ou enfermidade com manifestação súbita e aguda, a Central de Assistência cobrirá gastos até o limite de 30 mil. Os gastos incluem honorários de médicos e de cirurgiões, outros honorários hospitalares, diárias hospitalares, serviços médicos, de enfermagem, exames médicos complementares e medicamentos prescritos por um médico.


    Assistência médica
    Em caso de acidente, doença ou enfermidade aguda, a Central de Assistência intervirá até um limite de US$ 10 mil (nos países fora do Tratado de Schengen) de cobertura para gastos médicos e hospitalares, honorários médicos e de cirurgiões, despesas e diárias hospitalares, serviços médicos, de enfermagem, tratamentos odontológicos de emergência (decorrentes de acidente) e exames médicos complementares, prescritos por um médico.


    Assistência odontológica
    Cobertura de até US$ 500.


    Despesas com farmácia
    Cobertura de até US$ 550.


    Garantia de viagem de regresso
    Se o Associado estiver obrigado a retardar ou adiar seu regresso programado, a Central de Assistência pagará a diferença da tarifa para que a viagem prossiga fora da data fixada ou de limitação.


    Regresso antecipado por morte de parente de 1o grau
    Garantia de regresso antecipado em caso de morte de parente de 1o grau (pais, filhos, irmãos e cônjuges), com passagem aérea - classe econômica –ou rodoviária, mediante troca da passagem.


    Traslado médico/hospitalar
    Em caso de acidente ou doença súbita e aguda do Associado durante a viagem, a Central de Assistência, segundo sua equipe médica, fará a transferência do local da internação até um Centro Hospitalar mais próximo do local da transferência e tecnicamente mais equipado.


    Repatriamento domiciliar
    Se o Associado, depois de ter recebido tratamento no local, não estiver em condições de retornar à sua residência, a Central de Assistência organizará o retorno deste pelo meio de transporte mais adequado.


    Repatriamento de corpo
    No óbito do Associado, ocorrido durante a viagem, a Europ Assistance se responsabilizará pelo cumprimento de todas as formalidades legais, bem como se encarregará de todos os gastos para o retorno do corpo ou das cinzas do falecido até o município de domicílio. Obs.: estão excluídas despesas relativas ao funeral e sepultamento.


    Passagem para profissional substituto
    Passagem - classe econômica - de ida e volta para um executivo substituto quando o Associado ficar impossibilitado de exercer suas funções por um período superior a 10 (dez) dias.


    Assistência jurídica
    Se o Associado envolver-se em um processo judicial de responsabilidade civil ou criminal, com exceção de processos decorrentes de relação de trabalho e de tráfico ou posse de tóxicos, a Europ Assistance providenciará os serviços de um advogado em um valor máximo de US$ 2.800,00.


    Adiantamento de fundos no caso de roubo
    Caso o Associado seja vítima de roubo, com documento que comprove, a Central de Assistência disponibilizará um adiantamento de US$ 3 mil.


    Adiantamento de fundos no caso de extravio de bagagem
    Quando a transportadora for responsabilizada pela perda e não houver localização no prazo de 6 horas, será adiantado o valor de US$ 500,00 para aquisição de bens de primeira necessidade.


    Outras Assistências
    Localização de bagagem
    Indicação médica
    Adiantamento de despesas hospitalares
    Prolongamento de estada em hotel
    Visita de um parente
    Indicação jurídica
    Adiantamento de fiança penal
    Envio de documentos perdidos
    Transmissão de mensagens urgentes
    Informações prévias sobre viagem


    Termos e Condições - Assistências
    ¹ Serviço prestado pela Europ Assistance

     

  • Não consegue acessar o Gover?

  •  
  • Podemos ajudá-lo a redefinir sua senha. Insira seu usuário Gover abaixo para receber as instruções no seu e-mail.
  •