Europa exigirá autorização prévia para brasileiros, a partir de 2021


O parlamento e conselho europeus aprovou nesta quinta-feira (05) uma nova regra que pode interferir no trânsito livre de brasileiros pelo Velho Continente. Isso porque, eles votaram a favor da implantação de uma autorização prévia, para que viajantes de países que não necessitam de visto, possam entrar na Europa.

 

Essa regra é conhecida como Etias (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) e deve entrar em vigor em 2021.

 

Segundo os países membros da União Europeia, essa iniciativa foi pensada para aumentar a segurança no continente e impedir a entrada de pessoas suspeitas.

 

Ao todo, o Etias será necessário para viajantes de mais de 60 países que não necessitam de visto, como é o caso do Brasil, para entrar no espaço Schengen (que engloba os países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça).

 

O documento, que deverá custar 7 euros, poderá ser pedido pela internet. Para isso, o viajante terá que preencher um formulário colocando seus dados pessoais, histórico de viagens e passaporte. As informações serão checadas pela União Europeia, em conjunto com a Interpol.

 

Se o pedido for aprovado, o solicitante receberá o documento por e-mail, que terá validade de três anos. Os brasileiros que possuem passaporte de qualquer país da União Europeia não precisarão do novo documento.


  • Não consegue acessar o Gover?

  •  
  • Podemos ajudá-lo a redefinir sua senha. Insira seu usuário Gover abaixo para receber as instruções no seu e-mail.
  •